Em Tempos de Redes Sociais o Conteúdo é Rei …





Muitas vezes acreditamos que o conteúdo é a principal forma de diferenciação da concorrência e por isso, investimos o nosso tempo e recursos no mesmo. Todavia o conteúdo era rei… 👑


Como dizia o velho provérbio “Em terra de cego quem tem olho é rei” já não se aplica ao tempo atuais, pois como sabemos o mundo está em constante mudança e evolução e é preciso ser-se desigual para não ser mais um.


Descubra o porquê deste reinado estar sob ameaça…





A evolução do conteúdo:


Nos primórdios da digitalização a produção de conteúdo era considerada um fator diferenciador, devido à falta de pessoas qualificadas que pudessem produzir conteúdo de relevo e que o realizassem em grande escala.


O maior acesso ao mundo digital e o surgimento de ferramentas mais acessíveis, levou ao aumento na criação de conteúdo, originando assim um desafio na luta pela atenção.


Atualmente percebemos que o “conteúdo” em si é um requisito mínimo para a presença no digital, devido á facilidade de encontrar qualquer tipo de informação à distância de um clique de uma forma relativamente fácil e barata.


Apesar disso, será que todos se conseguem destacar?



Atenção da audiência:


No mundo digital, a atenção do público em geral é disputada por uma variedade de informação e estímulos. Por este motivo, criar apenas conteúdo não é suficiente, contudo é necessário saber compreender as plataformas em que se está inserido e de que forma o público em geral interage com as mesmas.


Na era da informação e tecnologia, obter a atenção requer entender como a capturar e reter, por diversas estratégias. Uma forma chave de como captar e reter a atenção das pessoas é a personalização do conteúdo.


Desta forma, quais os passos para ter a atenção da audiência?



1. Identifique o seu público-alvo – Avatar ou Buyer Persona


O principal objetivo é definir os perfis ideais do seu cliente, ao analisar as suas características, necessidades e comportamentos. Para melhor entender o seu público-alvo, pode realizar pesquisas quer online, quer offline para obter os dados que melhor os descrevam.


A criação de um avatar ou buyer persona detalhado requer informações como idade, sexo, localização, profissão, interesses, desafios e objetivos. Estes dados permitem-nos ser mais específicos na comunicação e ir ao encontro com as verdadeiras necessidades do público-alvo definido.


2. Descobre o que o seu público-alvo procura e os seus "pontos de dor"


Após termos caracterizado o público-alvo é fundamental compreender os seus problemas, desejos e necessidades.


Assim, são necessárias pesquisas, análises de dados e monitoramento para obter resultados.


Através de ferramentas de análise de dados pode-se compreender o comportamento do público no online, através de pesquisas de mercado pode-se identificar os pontos de dor do público e por fim, ao monitorizar a atividade nas redes sociais e fóruns pode-se identificar as principais dúvidas e reclamações do público.



3. Adapta as descobertas em conteúdo e procura relacioná-lo ao seu produto/serviço


Em seguida é necessário criar conteúdo que seja relevante para o público, além de demonstrar como o conteúdo se pode adaptar e relacionar com produtos ou serviços que solucionem os seus problemas.


Além disso é necessário definir diferentes plataformas para a exposição de conteúdo como blog, redes socias, podcasts e outros formatos para alcançar o público em diferentes canais.


Ao otimizar o conteúdo (SEO), através de palavras-chaves, torna-se o conteúdo mais acessível para ser encontrado nos mecanismos de busca.



4. Reutiliza e adapta a mensagem aos diferentes canais


Para ampliar o alcance do conteúdo não só é necessário reutilizar o conteúdo, como adaptá-lo para diferentes canais de comunicação.


Assim, é importante adaptar a linguagem e o formato para cada canal de comunicação, desde vídeos curtos para redes sociais a publicações longas para blogs. Ao aproveitar as ferramentas de cada canal e recursos específicos, torna-se mais simples aumentar a interação do público.


Além disso, monitorize os resultados de cada canal para identificar quais são mais eficazes quanto ao alcance.



5. Analisa os dados para melhoria contínua


Para um constante aperfeiçoamento é fundamental monitorizar os resultados e identificar oportunidades em que se pode melhorar.


Esta análise pode ser feita através de ferramentas como Google Analytics ou Facebook Insights para monitorizar o tráfego, as interações e as conversões.


A análise dos dados recolhidos permite identificar quais as estratégicas que atualmente estão a funcionar e quais precisam de ser melhoradas.



6. Atualize-se - voltar ao segundo ponto


Para estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado e as necessidades do público, é fundamental monitorizar as tendências do mercado e as mudanças no comportamento do público-alvo. Além disso, é preciso manter atualizado o avatar ou buyer persona que desenvolvemos.


Por outro lado, ao atualizar o conteúdo regularmente, irá garantir que este continue a ser relevante e útil para o seu público-alvo, retendo-o.



O conteúdo não deixou de ser rei, contudo precisa de ser personalizado, consistente e segmentado para se destacar dos concorrentes.


Para que as empresas sejam bem-sucedidas, precisam de investir em estratégias que as ajudem a entender o seu público-alvo para que criem e distribuam conteúdo relevante pelos canais certos. Só assim é que as empresas irão construir relacionamentos autênticos com seus clientes.


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